terça-feira, março 31, 2009

Pela Causa!!!

Este mes aconteceu em Guadalajara o Festival internacional de Cinema, FICG24, entre os dias 19 e 27 de março - SITE FICG. Nele foi exibido o filme LT22 Radio La Colifata, pelicula apresentada por Manu Chao a respeito das condiçoes e vida dos deficientes mentais argentinos situados em hospital psiquiatrico, onde os mesmos coordenam e apresentam uma programação Radiofonica exibida a todos os habitantes da Capital.
Fato é que, como de costume, Manu se apresentaria, apenas voz e violao, logo apos a exibição do longa. O fato do governo mexicano ter relacionado um comentario feito em 2006 pelo artista, a favor da libertação de presos politicos zapatistas, foi crucial para a desistencia da exibição, situação esta que deixou 2 mortos, 200 detidos e 12 presos até hoje por uma operação militar. Fatos e comentarios ressaltavam que Manu poderia ser expulso do pais sem um motivo justo, a policia entraria em cena e prendia-o sem argumentação.

Para evitar o conflito, o artista, preferiu nao se apresentar, visto que o evento culçtural poderia ficar incontrolavel, alem doque crianças assistiam o espetaculo.

ainda bem que ainda temos artistas.


Segue seu Comunicado a respeito:


Liberdade e Justiça para Atenco - http://www.atencolibertadyjusticia.com/


COMUNICADO MANU CHAO - GUADALAJARA 27 DE MARZO


"Ontem foi-me dito ao despertar que o governo mexicano iria investigar as minha declarações nesta conferência de imprensa no Festival Internacional de Cinema na cidade de Guadalajara. As declarações referentes à operação policial realizada em maio de 2006, em San Salvador Atenco. Esta operação deixou dois mortos, mais de 200 detidos e várias alegações de abuso sexual de mulheres por parte da polícia. Ainda estão na prisão 12 pessoas com penas absurdas, de 31 a 112 anos. Sem dúvida eu revindico como uma de todas aquelas pessoas que tem campanhas para a sua libertação e tentando quebrar qualquer parte desta gritante injustiça.

Gradualmente, no dia, ouvimos sobre a possibilidade de uma imigração cheque em mim, e que poderia resultar em qualquer momento na minha imediata expulsão do país, sem julgamento. Ontem à noite sobre a Rambla de Catalunya Guadalajara projetados ao ar livre e entrada gratuita para o filme LT22 Radio La Colifata Carlos Larrondo, no contexto da secção Cinelândia que o festival de cinema convidou-me para liderar. Como é habitual, houve uma chance para cantar sobre os problemas após a apresentação, como aconteceu durante a Festa do Instituto Cabañas Cinelândia ao longo do ciclo. Penso que é importante notar que estes informais palomazos nunca foram parte do programa oficial do evento e são oferecidos sem nenhum lucro para amantes do cinema que vieram para desfrutar dos filmes selecionados.

A decisão de não cantar na Rambla Catalunya quinta-feira passada foi expressamente minha. Eu levei-o para evitar qualquer possibilidade de transbordamento violento se as autoridades tinham intenção de vir a mim durante o evento. O que poderia ter desencadeado um confronto entre a polícia eo público.

Cientes de que as crianças possam assistir esta noite, e milhares de pessoas, eu não quis correr o risco de transformar o festival cultural em algo incontrolável e angustiante para os presentes.

A principal razão para a minha decisão foi essa.

E nenhuma outra.

Aqui venho pedir desculpas a todos aqueles que assistiram à cerimônia e ficaram com esses temitas rumberos após o filme.

Espero que compreendam a minha decisão e apreciar o contexto.

Sempre atentos

Manu Chao"


A.O.

Nenhum comentário: