quarta-feira, fevereiro 09, 2011

50 anos de Cine Mococa.

Entrei em contato com esse vídeo atravez de atualizações de facebook!! aliás, as noticias estão sendo muito mais bem aproveitáveis vindas pelo caminho das redes sociais, um vicio que agora tá difícil de largar.
50 anos do Cinema de Mococa, e quantas vezes aquele lanterninha tirou o papel de bala da minha boca e me mandou para o fundo da sala, quantas balas chitas foram mascadas enquanto a película rolava, naquela época, em uma tela que englobava os 140° à sua frente. Eu vinha com meus pais a São Paulo e, volta e meia, íamos aos cinemas aqui, mas eram tão menores, sem aquele cheiro e sem aquela alegria interiorana que, só que morou no interior, sabe destinguir. O Céu do cinema, estrelas que nos faziam imaginar histórias e mais histórias de como aquilo foi criado, porque aquela forma de gota, os rostos desenhados, o pessoal se aglomerando na porta da frente, os domingos denominados "porta do cinema" onde aconteciam coisas que nem é bom relatar ... uma viagem inesquecivel na memoria de todo mocoquense.
E o primeiro beijo??? o cinema era o lugar dos sonhos para as crianças e pré adolescentes na época.
Em 2001 alguns mocoquenses tiveram um papel fundamental para a reestruturação do Cine Mococa, com um projeto concretizado por idealizadores, entre eles Ricardo Alemão, Marta do Espirito Santo, Zezé Lippi, Seu Monaco entra outros vários, trabalharam muito em um sistema de associação dos mocoquenses com o Cinema. Quem paga 20 reais por mês e tem 10 convites para o cinema? Inacreditável né? mas como tudo em Mococa é inacreditável. Lembro de meu irmão Gabriel empenhado nas reuniões diarias de planejamento e estabelecimento do mesmo.
Agradeço ao Guto Ruocco que permitiu o contato com esse vídeo e, assim como ele, de longe, me emocionei ao ver as emoções expressadas por aqueles que, de certa forma, viveram para o cinema da cidade.
Lembro aqui que, quando presidente da SUM 2003, o que mais fascinava as bandas e o pessoal que vinha de fora para Mococa era, exatamente, mostrar o cinema, o teatro e os casarões da cidade.
Mesmo um pouco afastado, minhas ideias e meus projetos sempre passam por lá. Seja Musica, Futebol ou qualquer outra forma de criação.
Como dito atravez de sábias palavras pelo imortal Zezé Lippi "o cinema me alimenta, é Vitamina para mim!"



A.O.

Um comentário:

Víviam Nálio disse...

Nossa, que máximo esse vídeo! Lindo nosso patrimônio, nossa história! Parabéns a quem produziu. Conforme escrevi no Facebook (onde vi este link), é o nosso próprio Cinema Paradiso... Tudo o que vc escreveu é nos une e nos identifica como conterrâneos, onde quer que estejamos... Acho que 90% da galera da minha geração deram o primeiro beijo no escurinho do Cine Mococa rsrsrs. Que Saudade.