segunda-feira, dezembro 21, 2009

MANU CHAO - iluminado

O nome da vez - MANU CHAO.
Acabamos de fazer uma mini turnê pelo brasil com o artista, em uma semana Salvador, Rio de Janeiro e Fortaleza. E da pra imaginar o que foi né?
Apresentações inacreditaveis, 3 horas interminaveis em cada show. Quicando sem parar, Manu coordenou 18 mil pessoas como se estivesse brincando ... variando entre Reggae, Punk Rock e Salsa, Mr. Chao deixou claro como se faz uma bela apresentação sem se prender aos cliches do Showbiz.
Salvador foi muito boa a recepção do povo, o qual lotou a concha acustica do TCA. Dentre os 3 concertos, o que teve maior participação da galera, cantando e dançando todas as musicas, inclusive as menos conhecidas de seu antigo grupo Mano Negra. Dificil foi tirar a banda apos inumeras voltas para o Bis com o publico formando um coral em Pinoccio. Alcançado por alguns fãs, Manu Chao nao deixou a peteca cair e pulou nos seguranças para que nao retirassem a pancada o invasor do palco.
Rio de Janeiro foi bombastico, como sempre. Rodas de Punk se formavam a cada disparada que Radio Bemba soltava. Com peso alem do normal saindo das guitarras do mágico Madjid e do baixo do experiente Gambeat, o pessoal ficou boqueaberto e participaram ativamente do espetaculo, configurando mais um integrante da banda.
Fortaleza foi Fenomenal, cidade polo de Manu e onde possui familia, foi a primeira apresentação do mesmo no local. A barraca do Biruta se Inbirutou de vez, 7 mil pessoas fizeram o caldeirão ferver. Publico sem igual, estavam aguardando o show como se fosse o juizo final, e Manu o fez acontecer. Apos a banda de abertura, The Congos, a praia do futuro presenciou uma apresentação historica, 3 horas de extase musical. Radio Bemba is in the House. E deixaram claro que Fortaleza é a casa deles. Variando seus loops e efeitos com a boca, Gambeat levou a cozinha como poucos, completada com a bateria avassaladora do homem de aço, David, o reggae se transformava em punk com uma suavidade singular. Teclado de Javier e trumpete melodioso de Angelo Manccini fizeram toda diferença nos arranjos. Todos pulando e cantando sem parar, uma energia voltada ao publico, visivelmente desgastados apos o show (só o tecnico de monitor que aproveitou e tirou uma pestana, deixando o grupo na mao).
E Manu?
Seu rosto mostrava tudo, parecia uma criança em seu proprio parque de diversão. Tocava, Cantava, pulava, dava risada, brincava, enfim .... era a noite dele mesmo, fez e refez o impossivel. Maestro da razao social, dos direitos humanos e relator da avassaladora corupçao, Manuel Chao passou sua mensagem como se fosse um profeta. E assim o publico o tratou. Um mensageiro que passou por aquele palco no biruta para transpor uma overdose de energia para todo publico.
E foi assim que tudo chegou a seu final, integrantes ficaram no Brasil para aproveitar o verão, o resto voltaram para Europa, para aproveitar o inverno com suas familias. Inesquecivel e Inimaginavel prazer em trabalhar com essa GIG.
Radio Bemba
Madjid - Guitarras e Voz
Gambeat - Baixo e Voz
David - Bateria e Voz
Phillippe - Percussão e Voz
Javier - Teclado e Voz
Angelo Manccini - Trumpete e Voz.
Produção - Aitziber

MANU CHAO - Guitarra e Voz







A.O.

Um comentário:

Mariana Moura disse...
Este comentário foi removido pelo autor.