Para uma cidade livre precisamos da participação de todos!
AMANHÃ - 28 de Janeiro no MASP - às 12 horas. Venha fazer arte na rua!Vamos sair para a Avenida Paulista e celebrar o direito de fazer arte nos espaços públicos!
Vamos afirmar às autoridades, com muita paz e alegria, que conhecemos nossos direitos.
Dia 28 de janeiro ao meio-dia, pegue sua arte e leve à Avenida Paulista. Tudo é bem-vindo: música, circo, teatro, dança, literatura, poesia, artes-plásticas, etc. O ato-celebração começa às 12hs e termina às 14hs, com concentração no vão-livre do MASP.
A Constituição Federal de 1988 é muito clara:
"Art. V Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:
II - ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de lei;
III - ninguém será submetido a tortura nem a tratamento desumano ou degradante;
IX - é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença.
"E ainda temos ao nosso lado a Declaração Universal dos Direitos Humanos, no artigo XXVII:"
1. Todo ser humano tem o direito de participar livremente da vida cultural da comunidade, de fruir das artes e de participar do progresso científico e de seus benefícios.
2. Todo ser humano tem direito à proteção dos interesses morais e materiais decorrentes de qualquer produção científica literária ou artística da qual seja autor.
"E é muito importante: este ato não é de repúdio e muito menos de revolta.
Por favor venham todos munidos de sua ferramenta cultural e, principalmente, de alegria. Provemos ao Estado que a cultura é fundamental para a sociedade e que sem ela tudo fica mais triste.
Se trouxermos raiva, estamos dando alimento à repressão. Não à raiva. Não à repressão. Sim à cultura com alegria!!!
Vamos aproveitar também o momento para conversar no vão-livre do MASP, trocar ideias e propostas para afirmar nossos direitos como cidadãos-artistas.
IMPORTANTE! Aos artistas que quiserem se apresentar, por favor lembrem-se de algumas responsabilidades que temos como cidadãos:
• não fechar a calçada e nem as ruas, contribuindo com o fluxo de pedestres e veículos. Não queremos acidentes e muito menos reforçar o caos desta metrópole;
• vamos fazer barulho, mas barulho gostoso e afirmativo. Canalize sua raiva: transforme em arte e mostre que faz bem pra saúde e pra cidade;
• se quiser levar chapéu para recolher doações, está totalmente no seu direito. Doação não é comércio. Mas temos que lembrar que a venda de produtos está sujeita às legislações e tributos vigentes sobre a mercadoria vendida.
E, por último, pedimos um favor, mas sem tom de repressão:
nariz de palhaço não é ferramenta de repúdio, mas de alegria. Use o nariz com consciência!
FONTA - Music News
A.O.