quarta-feira, julho 28, 2010

2010 O ANO DA SUM

omeçando o ano de 2010 recebi uma procura para realizar mais uma produção de shows na 43ª Semana Universitária Mocoquense. Um telefonema que durou alguns minutos e que me passou uma confiança a qual não sentia há algum tempo.
Desde que comecei a trabalhar profissionalmente com produção sempre almejei realizar shows em Mococa, cidade onde me criei e que me deu sustentação para trabalhar e realizar esse sonho. Permito dizer que minha experiência começou quanto dava meus primeiros passos para fechar os shows e as atividades culturais e sociais da UMU, onde tive o prazer de ser integrante da chapa em 2002 e o privilegio de ser presidente no ano de 2003. Privilégio aqui, dito como forma de aprendizado e trabalho árduo para conseguirmos tornar a programação acessível e voltada à população de Mococa.
No ano de 2007 tive a honra de trabalhar com Guto Ruocco (pessoa importantíssima esse ano levando dois shows de altíssima qualidade através de uma parceria com SESC São Carlos) em uma pesquisa afinco de todas as edições da UMU, desde sua fundação em 1968 até a atual versão. Entramos em contato com muitos depoimentos, muitas criticas favoráveis e desfavoráveis ao movimento, partindo de seus objetivos e metas até a atual validação de seus projetos. Tivemos uma visão bem ampla de todo processo cronológico. Frustramos-nos muito com alguns fatores e, em contrapartida nos orgulhamos muito de termos participado de um evento concreto e perpétuo, o qual trouxe grandes nomes da musica brasileira para os palcos do município. Fator esse que impressiona qualquer artista que pise na cidade fazendo com que a SUM se torne o único movimento que perpetua em Mococa. Isso tudo está em seu trabalho â disposição na Biblioteca Municipal de Mococa. Tirem suas próprias conclusões...
Tenho orgulho de ter promovido, em parceria com a UMU, dois shows da 43ª SUM, Emmerson Nogueira e Monobloco.
Como sempre, a historia começou pela indagação de valores de cachês, altas exigências de produção e baixa expectativa de publico diante das edições anteriores. O mercado do “showbusiness” no Brasil não é mais como era há tempos atrás. Muitos fatores alavancaram certas cláusulas que tornaram os eventos cada vez mais difíceis de serem realizados. Vemos, por exemplo, a concorrência contemporânea que a SUM tem com as festas de rodeio de toda região. Seria uma festa assim atração de maior retorno para um publico especifico? Seria esse o objetivo da SUM? Estaria a SUM realmente preocupada com a concorrência, haja vista seus objetivos?
O fato aqui é que em todo ano, sem exceções, a chapa da SUM é massacrada por opiniões e pré-conceitos sem nenhuma base argumentativa. Dispersam comentários e discussões das mais distorcidas formas possíveis. E esse ano não deve ter sido diferente.
Avalio aqui o trabalho de fomentação dos dois shows ocorridos no ginásio poli esportivo da Associação Esportiva Mocoquense, já que não tive a oportunidade de acompanhar integralmente todo evento.
Os shows foram acordados após uma longa discussão entre os fatores financeiros e estruturais dos quais a entidade e o município poderiam fornecer. Tudo foi discutido profundamente e enxugado até os últimos centavos. Mococa tem um déficit estrutural para a realização de eventos de grande porte, isso faz com que os promotores locais trabalhem muito mais para conseguir suportar a presença desses shows. E em 2010 foram muito bem suportados.
Quem teve a oportunidade de presenciar algum desses shows, pôde ver que a estrutura oferecida foi digna dos maiores eventos da região. Escutei de autoridades, como Prefeito e Secretário da Cultura, elogios de deixar boquiaberta qualquer pessoa que já participou da SUM. E o melhor, pude presenciar a energia do povo de Mococa em sentir que a Semana Universitária Mocoquense está Viva e Presente na vida de todo cidadão. O pessoal que há algum tempo desistiu de acompanhar a SUM reapareceu.
Esses são os fatores que percebi do público para com os artistas. Agora, dos artistas diante a organização, foi muito maior! O Emmerson Nogueira e a sua produção ficaram espantados em saber que um movimento assim perpetua por 43 anos com um mínimo de apoio oferecido. Não tiveram o que reclamar. A produção foi impecável e todos foram atendidos da maneira mocoquense ...hospitaleira como sempre... Saíram daqui agradecidos por realizar uma apresentação a um publico tão receptivo.
Já o Monobloco .... Uhhh Monobloco!! Esses não tiveram como expressar a alegria, a não ser oferecendo os prêmios de: Melhor Camarim 2010! Melhor serviço de camarim 2010! Hotel destaque 2010! Mococa, SHOW TOP 10, 2010! Destaque produção 2010!
Como sair de Mococa sem o orgulho de ver a SUM recebendo seu devido respeito pelo trabalho? Trabalho esse muito bem feito e muito bem assessorado por todos da UMU 2010.
Criticas sempre terão, trabalho voluntário oferecido nem sempre! Suspeita de prejuízos sempre terão, patrocinadores e créditos nem Sempre!
Parabéns SUM 2010, o resgate aconteceu.

A.O.


terça-feira, julho 27, 2010